O Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade (CRC-ES), realizará o curso “Aperfeiçoamento em Contabilidade Pública”. Terá início nesta segunda-feira (03), com a finalidade de promover a educação profissional e continuada de contadores municipais.
O curso, composto por 12 disciplinas, com total de 184 horas, faz parte do Acordo de Cooperação Técnica com o CRC –ES, destinado ao intercâmbio e a cooperação técnico didático-científica e cultural. Neste momento, o público-alvo são os contadores filiados ao CRC, e as inscrições são realizadas por meio do site do Conselho. O curso tem validade perante o Conselho Federal de Contabilidade, como qualificação profissional dos contadores, e junto ao Ministério da Educação e Cultura (MEC) como curso de atualização. Depois de ministrado, a ECP terá uma cópia de todo o conteúdo para lançar o curso no portal.
A disciplina inicial, Planejamento Orçamentário – PPA / LDO / LOA, será ministrada pelo auditor de controle externo Alexsander Binda Alves, com carga-horária total de 20 horas. A primeira aula, com 4 horas de duração, será na modalidade síncrona online (ao vivo), realizada no laboratório de EAD do CRC-ES.
As demais aulas serão gravadas e disponibilizados no dia 10 maio, no site do CRC-ES. O aluno poderá enviar suas dúvidas por meio de e-mail, informado na página do curso, e essas serão esclarecidas pelo auditor Alex Binda no dia 24 de maio, quando será o encerramento da disciplina na modalidade síncrona online.
Debates
Além de promover a educação continuada, o curso visa ser um importante espaço de debates valiosos, com trocas de experiências e atividades na prática, dentro do planejamento das ações primordiais para todo agente que atua na área, informou o secretário da ECP, Fábio Vargas.
“O curso abrangerá vários aspectos do conhecimento contábil, ofertando uma qualificação completa e nunca antes oferecida para esses profissionais, cuja atividades são essenciais para a correta aplicação dos recursos públicos e gestão das entidades públicas. Esperamos que essa seja a primeira de várias ações em parceria entre as duas entidades, pois essa união de esforços possibilita uma melhor otimização dos recursos necessários para a criação e execução das ações de capacitação e, consequentemente, a oferta de programas de qualificação de alta qualidade”.
- Grade curricular:
-Planejamento Orçamentário – 20h
-Receita orçamentária – 15h
-Despesa orçamentária – 15h
-Alteração da programação orçamentária – 8h
-Plano de contas aplicado ao setor público – 15h
-Demonstrações contábeis aplicadas ao setor público – 20h
-Elaboração das notas explicativas na prestação de contas
do setor público – 8h
-Contabilidade Patrimonial – 15h
-Lei de Responsabilidade Fiscal / Aspectos Jurídicos – 8h
-Lei de Responsabilidade Fiscal / Demonstrativos Fiscais – 15h
-Contabilidade aplicada ao RPPS – 15h
-Controle interno na visão do TCE-ES /Governança Contábil – 15h
-Prestação de Contas – 15h
- Primeira disciplina:
1ª disciplina – Planejamento Orçamentário
Instrutor: Alexsander Binda Alves – Auditor do TCE-ES
Conteúdo programático:
PPA – Plano Plurianual
LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias
LOA – Lei Orçamentária Anual
Carga horária: 20h
Início: maio/2021
Sobre o instrutor
Alexsander Binda Alves é Mestre em Administração pela Fucape-ES (2020), graduado em Administração pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais (2014) e Ciências Contábeis pela Faculdade Castelo Branco (1998).
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do TCE-ES
(27) 98159-1866